Sistema de indicadores da educação básica pode contribuir para discussões da Conae e de planos municipais de educação
Proposta de sistema reúne dados para tomada de decisão na gestão educacional de escolas, municípios, estados e União e será apresentada em webinário da Fundação Carlos Chagas
Luanne Caires
11/02/2025 12:21:31
Na próxima segunda-feira (22), a Fundação Carlos Chagas realizará o webinário Indicadores da educação básica: nova proposta de sistema para gestão municipal, com a apresentação de uma ferramenta capaz de contribuir para o planejamento e a avaliação educacionais no Brasil.
O evento será transmitido pelo canal da FCC no YouTube, a partir das 14h30. A proposta de sistema está alinhada às discussões da Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorrerá de 28 a 30 de janeiro e abordará o Plano Nacional de Educação (PNE), tanto em termos de encerramento do plano atual (2014-2024) quanto de planejamento dos próximos dez anos.
O sistema relaciona dados econômicos, sociais, culturais e institucionais ligados a cada rede municipal do Brasil, o que facilita a análise de contextos, recursos e processos no diagnóstico, monitoramento e avaliação das redes. Fruto da pesquisa de pós-doutorado de Adolfo Samuel de Oliveira, o sistema foi desenvolvido noDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, com supervisão da professora e pesquisadora Adriana Bauer.
Bauer e Oliveira discutirão a ferramenta e suas contribuições com Maria Teresa Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Maria Selma Moraes Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação no Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais
Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil