Convivência escolar e aprendizagens no pós-pandemia são tema de livro com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas
E-book lançado tem distribuição gratuita e propõe o debate sobre o ambiente escolar com o retorno das atividades presenciais no pós-pandemia
Luanne Caires
18/07/2024 22:17:02
E-book lançado tem distribuição gratuita e propõe o debate sobre o ambiente escolar com o retorno das atividades presenciais nas escolas
Por Jade Castilho
O e-bookEducação, escola e pós-pandemia: discussões sobre convivência e aprendizagemcom participação deAdriano Moro, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, está disponível gratuitamente no site da editora Pimenta Cultural. O livro conta com 12 capítulos, um deles escrito pelo pesquisador com coautoria de Flávia Vivaldi e Renata Adduci e com o temaInvestimento na convivência e no clima escolar para uma educação de qualidade.O volume é a segunda publicação do grupo de pesquisaConvivência Democrática: estudos sobre clima escolar e atmosfera moral,do qual Adriano é integrante, e traz reflexões sobre as tecnologias inseridas no cotidiano das escolas, as condições de acessibilidade, o uso de mídias interativas e o papel dos docentes com novos cenários de aprendizagem e de ensino.Segundo Adriano Moro, o livro tem a intenção de discutir o ambiente escolar no período que denominamos de pós-pandemia, no que se refere às aprendizagens e à convivência entre todas e todos na escola. “Uma educação de qualidade envolve o trabalho intencionalmente planejado e voltado para a qualidade das relações humanas. Ou seja, um trabalho que considere o clima e a convivência escolar como temas curriculares e institucionais, que invista na promoção do bem-estar e do convívio respeitoso, justo e democrático entre todas e todos, propiciando, assim, o sentimento de pertencimento e significado positivo em toda a comunidade escolar”, completa. Acesse o site e faça seudownload gratuito.