Histórico de violência escolar entre alunos: diálogos e ações
Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, concedeu entrevista à revista Nova Escola, na qual tratou de alunos com histórico de violência escolar.
Lara Mello Pereira
04/02/2025 19:58:49
Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, concedeu entrevista à revista Nova Escola, na qual trouxe aspectos da violência escolar.Juntamente com outros especialistas, Adriano abordou a complexidade do tema, que exige medidas de médio e longo prazo.
Segundo o pesquisador, para entender as motivações para a violência, é necessário “um olhar atento e humanizado da escola para os estudantes”.
Dentre os pontos que devem ser ressaltados ao discutir a violência nas escolas está a propagação de discursos extremistas entre os jovens.
Adriano esclarece ainda que os professores devem estar atentos e preparados para tratar de questões importantes para uma formação cidadã e democrática, como gênero e raça, em sala de aula e que o trabalho de acolhimento após casos de violência é fundamental, envolvendo ações de escuta, cuidado e prevenção para a comunidade escolar.
Confira a matéria completa na Nova Escola.