Fundação Carlos Chagas discute inclusão e acessibilidade na pesquisa científica
A instituição organiza webinário que acontece no dia 23 de setembro, às 10 horas, em seu canal do YouTube
Luanne Caires
30/01/2025 18:18:51
O evento intitulado Inclusão e acessibilidade na pesquisa científica conta com a participação de Adriana Pagaime, analista de planejamento e pesquisa do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), Douglas Ferrari, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Kate Mamhy Oliveira Kumada, professora na Universidade Federal do ABC (UFABC).
O webinário, que acontece no canal da FCC no YouTube, será uma oportunidade de conhecer os procedimentos utilizados para o planejamento, o desenvolvimento e a divulgação dos resultados relacionados à pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, que buscou se aproximar do desenho universal em cada uma de suas etapas.
O estudo é fruto de parceria entre a FCC, UFABC, UFES e a Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de identificar os desafios enfrentados pelas professoras e professores da educação básica para assegurar o acesso e a participação de alunas e alunos público-alvo da educação especial, assim como as estratégias adotadas para garantir o direito à educação especial na perspectiva da educação inclusiva, durante a suspensão das aulas presenciais.
De acordo com Adriana, “pautado em princípios de uma pesquisa emancipatória, o grupo garantiu não somente um trabalho sobre e para pessoas com deficiência, mas também com a participação de pessoas com deficiência”.
Durante o evento, os três pesquisadores apresentarão as soluções encontradas para os desafios referentes aos conflitos de acessibilidade e que estão associados à diversidade das áreas da deficiência. Assim como todos os webinários da série Pesquisas Educacionais em Foco, o evento contará com intérprete de Libras.
Saiba mais
Pesquisas Educacionais em Foco
Webinário:Inclusão e acessibilidade na pesquisa científica
Quando:23/09/2022 (sexta-feira) a partir das 10 horas