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História da infância e da educação infantil é abordada em entrevista de pesquisador da Fundação Carlos Chagas

Pesquisador da Fundação Carlos Chagas comenta importância da história na educação, formação continuada docente e os impactos da pandemia.

Luanne Caires

Publicado em:

23/01/2025 14:50:10

Entrevista faz parte de dossiê com o tema Infância(s) e suas brincadeiras, organizado pela revista Humanidades e Inovação 

A educação infantil brasileira tem um histórico marcado por desigualdades. Durante um longo período, o atendimento a crianças provenientes de camadas excluídas social e economicamente ocorreu em instituições educacionais vinculadas a órgãos de assistência. 

Esse quadro só começou a ser revertido a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Com uma trajetória de pesquisas consolidada sobre a história da educação e da infância, o pesquisador Moysés Kuhlmann Jr. — que lidera o grupo de pesquisaEducação e Infância: Políticas e Práticasda Fundação Carlos Chagas — discute essas e outras questões em entrevista concedida à revistaHumanidades e Inovação

No diálogo, Moysés apresenta a importância do conhecimento histórico para se entender diferentes percepções das infâncias ao longo do tempo e também para compreender mudanças nas políticas públicas educacionais. Para o pesquisador, o conhecimento teórico é essencial na formação de professores e não pode ser desqualificado, pois fornece instrumentos para a análise das condições em que ocorre a prática educativa.  

A entrevista destaca o livro Infância e Educação Infantil: Uma Abordagem Histórica, de autoria de Moysés e referência em cursos de Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação. Publicado inicialmente em 1998, o livro já possui sete edições. Outros temas abordados são a relação da educação com o brincar, a formação continuada de professores e os impactos da pandemia sobre a infância. 

“Sofremos um baque, com consequências que ainda vão precisar ser muito estudadas, sequer sabemos quando de fato chegaremos na pós-pandemia, embora nas condições atuais, isso pareça estar próximo. (...). As crianças têm um grande potencial para superar adversidades. Espero que a educação possa contribuir para a recuperação das perdas acontecidas”, afirma Moysés. 

Saiba mais

Entrevista com o professor Dr. Moysés Kuhlmann Júnior - Fundação Carlos Chagas 

Texto integra o volume 8, número 68, da Revista Humanidades e Inovação.

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7045

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