Edição 2018: Conheça os vencedores das áreas de Educação e Ensino
Edição 2018: Conheça os vencedores das áreas de Educação e Ensino
admin
15/01/2025 13:57:40
No início deste mês, foram anunciados os vencedores do Prêmio Capes de Tese 2018, que avaliou as melhores teses de doutorado defendidas em 2017.
A FCC (Fundação Carlos Chagas) soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em Educação, oferecendo, desde 2012, um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino, nas categorias de Melhor Tese e Menção Honrosa.
Confira abaixo a relação dos trabalhos selecionados nesta edição
Cada autora das melhores teses nas áreas de Educação e Ensino receberá o prêmio especial da FCC no valor de 15 mil reais. Já os agraciados com a Menção Honrosa ganharão 5 mil reais. A solenidade de premiação acontecerá no dia 13 de dezembro de 2018, em Brasília - DF.
Os resultados das edições anteriores podem ser consultados napáginada iniciativa. Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade.
A lista completa com os melhores trabalhos defendidos no ano passado, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, está disponível nositeda Capes.
* Cominformaçõesda CCS/Capes
Educação
Melhor Tese
Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do PisaAutora:Andriele Ferreira MuriOrientadora: Profª. Drª. Alicia Maria Catalano de BonaminoInstituição:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Menção Honrosa
Eu fiz meu game um framework para criação de jogos digitais por criançasAutora:Adriana Gomes AlvesOrientadora:Profª. Drª. Regina Celia Linhares HostinsInstituição: Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Documentação pedagógica: A produção da criança protagonista e do professor designerAutora: Cláudia Inês HornOrientadora: Profª. Drª. Eli Terezinha Henn FabrisInstituição:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Ensino
Melhor Tese
O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimentoAutora: Lúcia Virginia Mamcasz ViginheskiOrientadora:Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da SilvaInstituição:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Menção Honrosa
O Método Cognitivo-histórico e o Ensino de Física mediado por EpistemologiasAutora: Paola Jardim CauduroOrientador: Profº. Drº. Everton LudkeInstituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Políticas públicas de formação continuada de professores: Investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaAutor:Paulo Vinicius dos Santos RebequeOrientadora:Profª Drª. Fernanda OstermannInstituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)