Periódico Estudos em Avaliação Educacional passa a integrar o estrato A1 da CAPES
Todas as revistas publicadas pela Fundação Carlos Chagas são parâmetros de excelência de acordo com a métrica nacional Qualis Periódicos CAPES
Graciele Almeida de Oliveira
03/02/2025 17:55:03
O periódicoEstudos em Avaliação Educacional - EAEfoi recém-classificado como pertencente ao estrato A1 do Qualis Periódicos CAPES (2017- 2020) e é umapublicação da Fundação Carlos Chagasvoltada para a área da educação.
Para o editor-chefe da revista EAE e pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da instituição, Nelson Gimenes, o ingresso da revista nesse estrato do Qualis Periódicos “é uma grande conquista e expressa o trabalho de qualidade realizado por muitos – autores, pareceristas, equipe editorial científica e técnica, entre outros.”
A revista de fluxo contínuo tem como escopo a publicação de trabalhos relacionados à avaliação educacional e à análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.
Excelência em periódicos
Além do EAE, a Fundação Carlos Chagas publica o CP - Cadernos de Pesquisa, que, com mais de meia década de existência, busca difundir trabalhos inovadores nos contextos educacionais por meio de publicações de pesquisas, ensaios e outras modalidades textuais que abrangem temas relacionados às políticas sociais, raça, gênero, infância, juventude, escola, trabalho e família.
O periódico é classificado como A1 pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) desde o triênio 2010-2012.
O Qualis Periódicos CAPES
A CAPES é uma fundação do Ministério da Educação e tem como missão expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Como instrumento de busca por um padrão de excelência acadêmica para os pós-graduandos, a CAPES possui um um sistema de avaliação dos cursos em 49 áreas de conhecimento, que inclui também a avaliação das revistas científicas.
Esse sistema é importante para a formulação de políticas públicas de incentivo acadêmico na pós-graduação e direcionamento das ações de fomento. O Qualis Periódicos é um dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, avaliando a produção dos docentes.
Ele qualifica indiretamente a produção intelectual na forma de artigos a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, dentre eles os periódicos.
Saiba mais
Periódicos da Fundação Carlos Chagas
Todas as edições dos periódicos Cadernos de Pesquisa e Estudos em Avaliação Educacional são de acesso aberto.
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