Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. Acesse!
www.fcc.org.br

Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. Acesse!

Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. Acesse!

admin

Publicado em:

18/07/2024 19:32:14

Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019.  O periódico da FCC (Fundação Carlos Chagas) publica, desde 1971, trabalhos inovadores, relativos a pesquisas, ensaios e outras modalidades de textos. Aborda a educação de forma ampla, agregando à temática escolar estudos que tratam de questões relacionadas a gênero, relações raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família, políticas sociais.  Confira abaixo os artigos e resenhas da edição.

Artigos

 Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveisSimone Gomes de Melo, Alessandra de MoraisIngressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivaçõesCatarina Mangas, Sara Lopes, Paula Ferreira, Isabel BeatoResistência e resignação: narrativas de gênero na escolha por Enfermagem e PedagogiaRenata Mourão MacedoNarrativas nacionais de estudantes espanhóis e portuguesesJorge Sáiz Serrano, Isabel BarcaQue história é considerada relevante pelos futuros professores de educação infantil?Pilar Rivero, Julián PelegrínBlack Lives Matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacionalAmilcar Araujo PereiraAvaliação do desempenho docente no Chile: percepção de professores mal avaliadosAlejandro Sepúlveda Obreque, Claudio Hernández-Mosqueira, Sebastián Peña-Troncoso, Maura Angelica Troyano Agredo, Margarita Opazo SalvatierraCustos líquidos decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso portuguêsPedro Ribeiro Mucharreira, Belmiro Gil Cabrito, Luís CapuchaO perfil discente das universidades federais mudou pós-Lei de Cotas?Adriano Souza Senkevics, Ursula Mattioli MelloCompetências históricas e narrativas europeias/nacionais nos livros de textoCosme Jesús Gómez Carrasco, Verónica Vivas Moreno, Pedro Miralles Martínez
Desafios para o desenho de novas pedagogias baseadas em tecnologias móveisEduardo Rodríguez Zidán, Carmen Yot, Claudia Cabrera, Juan Pablo Zorrilla Salgador, Javier Grilli SilvaValorização do professor: prioridade política, tensão ou incerteza?Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas, José Luis Oliveira, Rui TrindadeTransitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativasNadya Araujo Guimarães, Ana Carolina Andrada, Monise Fernandes PicançoAvaliação do clima escolar: construção e validação de instrumentos de medidaAdriano Moro, Telma Pileggi Vinha, Alessandra de Morais

Resenhas

 Gênero e democracia: uma introduçãoMaira Abreu
Putafeminismo: um caminho pelo direito de todas as mulheresJuliana Albuquerque Sulz, Frederico Assis Cardoso

Relacionados