Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. Acesse!
Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. Acesse!
admin
20/01/2025 19:08:51
Está disponível onúmero 172do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. O periódico da FCC (Fundação Carlos Chagas) publica, desde 1971, trabalhos inovadores, relativos a pesquisas, ensaios e outras modalidades de textos.
Aborda a educação de forma ampla, agregando à temática escolar estudos que tratam de questões relacionadas a gênero, relações raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família, políticas sociais. Confira abaixo os artigos e resenhas da edição.
Artigos
Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis
Simone Gomes de Melo, Alessandra de Morais
Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações
Catarina Mangas, Sara Lopes, Paula Ferreira, Isabel Beato
Resistência e resignação: narrativas de gênero na escolha por Enfermagem e Pedagogia
Renata Mourão Macedo
Narrativas nacionais de estudantes espanhóis e portugueses
Jorge Sáiz Serrano, Isabel Barca
Que história é considerada relevante pelos futuros professores de educação infantil?
Pilar Rivero, Julián Pelegrín
Black Lives Matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacional
Amilcar Araujo Pereira
Avaliação do desempenho docente no Chile: percepção de professores mal avaliados
Alejandro Sepúlveda Obreque, Claudio Hernández-Mosqueira, Sebastián Peña-Troncoso, Maura Angelica Troyano Agredo, Margarita Opazo Salvatierra
Custos líquidos decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português
Pedro Ribeiro Mucharreira, Belmiro Gil Cabrito, Luís Capucha
O perfil discente das universidades federais mudou pós-Lei de Cotas?
Adriano Souza Senkevics, Ursula Mattioli Mello
Competências históricas e narrativas europeias/nacionais nos livros de texto
Cosme Jesús Gómez Carrasco, Verónica Vivas Moreno, Pedro Miralles Martínez
Eduardo Rodríguez Zidán, Carmen Yot, Claudia Cabrera, Juan Pablo Zorrilla Salgador, Javier Grilli Silva
Valorização do professor: prioridade política, tensão ou incerteza?
Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas, José Luis Oliveira, Rui Trindade
Transitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativas
Nadya Araujo Guimarães, Ana Carolina Andrada, Monise Fernandes Picanço
Avaliação do clima escolar: construção e validação de instrumentos de medida
Adriano Moro, Telma Pileggi Vinha, Alessandra de Morais
Resenhas
Gênero e democracia: uma introduçãoMaira Abreu
Juliana Albuquerque Sulz, Frederico Assis Cardoso