PNE 2025-2035: a inserção do inglês nos anos iniciais do ensino fundamental
A crescente oferta do inglês nos anos iniciais em escolas públicas motivou uma pesquisa em quatro estados brasileiros. A partir dos dados, uma proposta de diretrizes para inserção do inglês no ensino fundamental I foi formulada focada nos eixos de letramento em avaliação de línguas e na avaliação orientada para a aprendizagem.
Data de publicação original: 26/09/2024
O artigo apresenta uma proposta de diretrizes e metas para o Plano Nacional de Educação 2025-2035, tendo como objetivo estimular a inserção da oferta de língua inglesa no ensino fundamental I. O aumento da oferta de inglês nos anos iniciais em contextos públicos, especificamente por meio das secretarias municipais de educação, motivou o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que mapeou a oferta do idioma em quatro estados brasileiros.
Os dados doestudo publicado na revistaEstudos em Avaliação Educacional (EAE) foram utilizados para formular as propostas, baseadas na promoção do letramento em avaliação de línguas e na avaliação orientada para a aprendizagem. Os eixos presentes nas formulações apresentam potenciais para o impacto no ensino e na aprendizagem da língua inglesa e se alinham à proposta de avaliação formativa da Base Nacional Comum Curricular.
A avaliação de línguas e ensino de línguas adicionais para crianças são duas áreas nas quais atuam fortemente as autoras Gladys Quevedo-Camargo e Juliana Reichert Assunção Tonelli, professoras e pesquisadoras respectivamente da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual de Londrina.
Juntamente com pesquisadoras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), elas desenvolveram o projeto Mapeando a Oferta de Língua Inglesa para Crianças (Molic) entre os anos de 2020 e 2021 nos estados de Goiás, São Paulo, Espírito Santo e Paraná.
A iniciativa fomentou a elaboração do Documento-base para a elaboração de diretrizes curriculares nacionais para a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental (British Council, 2022). O Documento é uma proposta de organização da oferta de inglês para os contextos públicos, uma vez que, nessa etapa da escolarização, o ensino da língua não é obrigatório.
A partir dos resultados obtidos, foi possível observar a necessidade de sistematizar uma proposta de inserção do inglês nos anos iniciais do ensino fundamental como forma de garantir que estudantes das escolas públicas tenham acesso à língua.
Assim, as autoras elaboraram essa proposta de diretrizes para o desenvolvimento de uma política nacional para a oferta e a avaliação do ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir dos eixos letramento em avaliação de línguas e avaliação orientada para a aprendizagem. De acordo com as pesquisadoras, o objetivo é de que a proposta apresentada incentive debates sobre a oferta da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental e a importância da avaliação orientada para a aprendizagem nessa fase escolar, além de apoiar a elaboração de políticas públicas.
Leia o artigo:
Quevedo-Camargo, G., & Tonelli, J. R. A. (2024). Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10547.https://doi.org/10.18222/eae.v35.10547
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