Divulgação Científica

  • Início
  • |
  • Em pauta
  • |
  • Estudo analisa os impactos da pandemia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
www.fcc.org.br

Estudo analisa os impactos da pandemia nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Pesquisa revela que escolas de alto desempenho pré-pandemia foram as mais afetadas. O uso de recursos pedagógicos teve impacto limitado na mitigação dessas perdas

Autor- Adriano Souza Senkevics – Pesquisador, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Brasília, DF, Brasil. adriano.senkevics@ipea.gov.br Victor Gabriel Alcantara – Pesquisador, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. victorgalcantara@usp.br,EAE em Pauta -31/03/2025 13:14:09

Os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a educação básica representaram transformações e consequências que ainda estão sendo mensuradas e pesquisadas. Pensando nisso,um estudo publicado na Estudos em Avaliação Educacional (EAE)analisou o impacto da crise no desempenho escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos  dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo da Educação Básica. 

Os resultados revelam que escolas de alto desempenho pré-pandemia sofreram as maiores perdas de aprendizado, sobretudo aquelas com menor capacidade institucional e que atendem alunos de baixo nível socioeconômico. Com isso, a pesquisa aponta que osistema foi nivelado por baixo

Como alternativa para evitar o contágio pelo novo coronavírus – cuja pandemia global foi declarada em 11 de março de 2020 –, escolas por todo o mundo tiveram de ser fechadas com a suspensão das atividades pedagógicas presenciais por quase todo o ano letivo de 2020 e parte do ano letivo seguinte. 

Por apresentarem maior dependência do acompanhamento escolar e docente, as crianças em seus primeiros anos de escolarização, por exemplo, foram as mais expostas ao risco de não aprendizado. Distantes da escola, elas tornaram-se mais dependentes do suporte familiar para acompanhar as atividades remotas e as lições de casa, o que tornou os efeitos deletérios da pandemia dramaticamente piores para os alunos mais vulneráveis. 

A pesquisa demonstrou que, embora muitas escolas tenham mobilizado recursos tecnológicos e pedagógicos para enfrentar o contexto pandêmico, eles não foram suficientes para conter a crise. O impacto foi mais severo em Matemática, com perdas equivalentes a mais de um ano letivo em algumas redes de ensino. De acordo com o levantamento, a perda de desempenho se concentrou nas escolas que antes apresentavam bons resultados, especialmente aquelas de baixo nível socioeconômico, comprometendo a equidade educacional e ampliando a distância entre estudantes em função da origem social. 

Por fim, a pesquisa alerta para a necessidade de estratégias robustas de apoio às escolas e aos estudantes, com o objetivo de garantir que as crianças tenham direito à recuperação da aprendizagem, para que, em caso de futuras crises, não  se aprofundem, ainda mais, as desigualdades que atravessam a educação brasileira. Para isso, segundo a pesquisa, é preciso considerar estratégias para mitigar os efeitos sobre os mais vulneráveis: investimentos em infraestrutura, formação docente e políticas de inclusão digital são fundamentais para um sistema educacional mais resiliente.

Referências:

Bartholo, T. L., Koslinski, M. C., Tymms, P., & Castro, D. L. (2022). Learning loss and learning inequality during the Covid-19 pandemic. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 31(119), 1–24.https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003776 

Betthäuser, B. A., Bach-Mortensen, A. M., & Engzell, P. (2023). A systematic review and meta-analysis of the evidence on learning during the COVID-19 pandemic. Nature Human Behaviour, 7, 375–385.https://doi.org/10.1038/s41562-022-01506-4 

Costa, B. L. D., & Brandão, L. (2022). A resposta educacional dos municípios à Covid-19: Diversidade, trajetória e desigualdades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 27(87), 1–20.https://doi.org/10.12660/cgpc.v27n87.86203 

Engzell, P., Frey, A., & Verhagen, M. D. (2021). Learning loss due to school closures during the COVID-19 pandemic. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(17). 

https://doi.org/10.1073/pnas.2022376118 

Lichand, G., Doria, C. A., Leal-Neto, O., & Fernandes, J. P. C. (2022). The impacts of remote learning in secondary education during the pandemic in Brazil. Nature Human Behaviour, 6(8), 1079–1086. 

https://doi.org/10.1038/s41562-022-01350-6 

Senkevics, A. S., & Bof, A. M. (2022). Desigualdades educacionais na pandemia: Análise das respostas das escolas brasileiras à suspensão das atividades presenciais em 2020. In G. H. Moraes, A. E. M. Albuquerque, & R. Santos (Eds.), Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais (Vol. 7, pp. 173–209). Inep.https://doi.org/10.24109/9786558010630.ceppe.v7.5574

Leia o artigo:


https://doi.org/10.18222/eae.v35.10525

Saiba mais

https://sites.google.com/view/asenkevics/

Versão Pré print: Nivelando por baixo: Impactos da pandemia na queda de aprendizado no 5º ano do ensino fundamental brasileiro | SciELO Pre prints

Voltar