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Estudo recomenda indicadores para avaliação do ensino e aprendizagem de Ciências no Brasil

Pesquisa analisa o impacto da Meta 7 do Plano Nacional de Educação no ensino de Ciências no Brasil entre 2014-2022 e revela desigualdades significativas relacionadas a gênero, raça, tipo de escola e região na busca de uma educação científica inclusiva e eficaz

Autor- Vinícius da Silva Carvalho, Professor e Coordenador de Gestão de Aprendizagem, Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, SP, Brasil. vinicius.carvalho@maua.br Andréia Francisco Afonso, Professora Adjunta, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil. andreia.afonso@ufjf.br,EAE em Pauta -10/01/2025 15:16:13

A educação científica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de sociedades inovadoras e inclusivas. 

Entretanto, no Brasil, o monitoramento e a qualidade do ensino de Ciências ainda enfrentam desafios estruturais. Estudo baseado na Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 investigou o desempenho de estudantes do ensino médio em Ciências da Natureza, por meio dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e documentos educacionais.

Os resultados revelam desigualdades significativas: estudantes de escolas privadas alcançam melhores resultados em relação aos de escolas públicas, e questões de gênero, raça e região também impactam o desempenho. 

Alunos autodeclarados brancos, por exemplo, apresentaram uma média de desempenho superior à de alunos pretos e pardos, resultados que destacam as desigualdades persistentes no sistema educacional.

Publicado na revistaEstudos em Avaliação Educacional(EAE), o levantamento também identificou limitações no monitoramento contínuo do ensino de Ciências. 

Embora avaliações como o Enem e o Programa Nacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) forneçam dados relevantes, as lacunas na inclusão de Ciências em avaliações nacionais de larga escala prejudicam a construção de indicadores eficazes para políticas educacionais.

A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas mais inclusivas e investimentos na formação de professores, com foco na redução das desigualdades regionais e sociais. 

Além disso, segundo o estudo, o fortalecimento do ensino de Ciências pode promover uma educação mais equitativa e preparar os estudantes brasileiros para desafios globais em prol da sustentabilidade do planeta.

Leia o artigo:


Carvalho, V. da S., Afonso, A. F., Oliveira, H. R. de, & Carlos, P. R. de O. (2024). O plano para a Ciência no Brasil: Sugestão de indicadores para o próximo decênio. Estudos em Avaliação Educacional, 35, Artigo e10581.https://doi.org/10.18222/eae.v35.10581

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