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Educação e partilha: experiência premiada pela FCC promove compartilhamento de práticas pedagógicas na EJA

Formação realizada na Licenciatura em Matemática e Pedagogia na Universidade de São Paulo criou rede com educadores em todo o Brasil

Autor- Jade Castilho,Pesquisas Educacionais em Pauta -07/11/2024 13:43:38

O trabalho docente coloca educadores e educadoras de frente a inúmeros desafios, muitas vezes enfrentados de forma solitária, especialmente no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Partilhar inquietações, dúvidas e práticas pedagógicas são alguns dos objetivos de uma das experiências formativas premiadas pela14ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

IntituladaExperiências pedagógicas com a EJA pelo Brasil: uma atividade extensionista articulando formação inicial e formação continuada de professores, o projeto desenvolvido pelo professor Júlio César Augusto do Valle, com estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, da Universidade de São Paulo (USP), já reuniu mais de 200 educandos e educadores de todo o país. 

A ideia do projeto de extensão universitária surgiu em 2020 a partir de uma conversa de Júlio com uma colega docente sobre os desafios do currículo da EJA e de se pensar no ensino da matemática nesse contexto em específico. 

Voltada para a formação inicial de estudantes da Licenciatura e também para a formação continuada de professores que já atuam na modalidade, a experiência promove encontros de leitura e apresentações de práticas de aprendizagem executadas pelos docentes em diversos estados brasileiros.

Por meio de uma abordagem interdisciplinar e com a exposição da diversidade pedagógica em diferentes locais pelo Brasil, a experiência abordou a matemática na EJA a partir do contexto e relações entre educandos e educadores. 

O papel da extensão 

Ao articular a formação continuada de professores que ensinam matemática na EJA em redes públicas de diferentes territórios e contextos brasileiros com a formação inicial dos estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, o curso de formação permite que os estudantes adquiram um novo repertório sobre práticas docentes e ampliem seus horizontes para a sua atuação profissional. 

Ao final dos encontros destinados a essas reflexões, foram identificados temas de interesse dos cursistas para a organização de Grupos de Interesse (GDI). Nesse momento da formação, cada participante indica de um a três temas relativos ao ensino de matemática na EJA e que os cursistas gostariam de se aprofundar. 

"Os grupos são formados a partir da convergência dos interesses indicados e cada grupo recebe alguns materiais de subsídio, sobretudo artigos acadêmicos e relatos de experiência, para elaborar sua própria produção acerca do tema. Assim, eles produzem algo que pode ser realizado, enquanto prática na sala de aula, a partir daquele tema e dos materiais que eles leram", comenta o professor. 

Ação, reflexão, ação

Com a perspectiva de promover uma leitura crítica da realidade de cada educando, durante o compartilhamento sistemático de práticas e dos trabalhos desenvolvidos nos GDIs, os docentes e discentes dialogam sobre o currículo da EJA e acerca do que ensinar e abordar em sala de aula. 

De acordo com o professor, a formação busca desinvisibilizar os currículos pensados e trabalhados à luz do conceito de partilha do educador quilombola,Nêgo Bispo

"Na troca, cada um de nós chega com algo e na troca, cada um sai com um. Mas na partilha, quando a gente partilha, cada um chega com um e todos saem com muitos mais. E a gente trabalha dessa maneira nas formações", reforça Júlio. 

Uma forma de dar continuidade ao contato com as pessoas que passaram pelo curso, especialmente os professores de outros estados, foi a criação do podcastPapo de Professor. A cada episódio, Júlio conversa com dois professores de regiões diferentes. 

"É uma riqueza tão grande, de contextos, de regiões do país. Tem um sujeito que está atuando na educação prisional, outro na educação quilombola, então são diversas realidades que se encontram. Isso vai nos ajudando a compor o cenário da complexidade da educação no Brasil", finaliza. 

Saiba mais

Experiências pedagógicas com a EJA pelo Brasil: uma atividade extensionista articulando formação inicial e formação continuada de professores

Projeto desenvolvido pelo professor Júlio César Augusto do Valle, com estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, da Universidade de São Paulo (USP).

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