Diálogo em ação: enfrentamento à desinformação e a promoção da democracia
Em defesa da dialogicidade, pesquisa resgata e apresenta experiências bem sucedidas da aplicação do referencial teórico-metodológico dos Grupos de Diálogo, enquanto metodologia de pesquisa em educação
O artigo 'Grupos de diálogo como metodologia de pesquisa em educação' apresenta uma reflexão sobre a necessidade de processos comunicativos e educacionais dialógicos que ultrapassem a simples tolerância e promovam práticas transformadoras, especialmente no contexto da desinformação.
O texto também discorre sobre experiências concretas de aplicação dos GD em pesquisas nas áreas de Educação e Saúde. A metodologia, proposta inicialmente por D. Yankelovich, visa superar as limitações das pesquisas de opinião tradicionais, permitindo que os participantes reflitam coletivamente sobre os temas abordados.
O detalhamento da estrutura e aplicação dos GD em pesquisas conduzidas entre 2018 e 2023 são apresentados no estudo. O foco principal era na temática da desinformação. As oficinas de GD, realizadas tanto presencialmente quanto on-line, envolveram centenas de participantes em um processo formativo e dialógico.
A metodologia se baseia em três etapas principais: um momento formativo inicial, seguido pela discussão em grupos menores sobre caminhos propostos para enfrentar o problema em questão, e, por fim, uma plenária para apresentação e debate das soluções construídas coletivamente. Os autores destacam o potencial dos GD como catalisador de processos educacionais e de mobilização social.
Entre os resultados observados, destaca-se a tendência dos participantes em cocriarem propostas de resolução que mesclam diferentes perspectivas, indo além dos caminhos inicialmente sugeridos. A metodologia mostrou-se capaz de promover mudanças de opinião e aprofundamento da compreensão sobre os temas discutidos, evidenciando o poder do diálogo coletivo em despertar múltiplos olhares sobre questões complexas.
Os autores também apontam desafios na aplicação dos GD, como a logística exigida e a necessidade de análise em tempo real das interações e mudanças de opinião durante as oficinas.
Os GD tem um potencial de ferramenta de pesquisa educacional crítica, capaz de atuar tanto na investigação quanto na mobilização social. Os autores argumentam que a metodologia pode contribuir para a construção de relações de cooperação e apoio mútuo, promovendo , assim, valores como reciprocidade, cidadania e participação social.
Dessa forma, os grupos de diálogo se apresentam como uma abordagem que democratiza o processo de pesquisa e estimula a participação social em agendas de interesse público, como o enfrentamento da desinformação.
Referências:
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra
Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (Gedes). (s.d.). Projeto Alimentar Direitos. Nutes; Gedes.https://www.alimentardireitos.com.br
Yankelovich, D. (1999). The magic of dialogue: Transforming conflict into cooperation. Simon & Schuster.
Leia o artigo em:
https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10476
Saiba mais:
https://www.alimentardireitos.com.br/post/o-que-são-os-grupos-de-diálogo
https://www.alimentardireitos.com.br
https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10476