Divulgação Científica

  • Início
  • |
  • Em pauta
  • |
  • O desafio docente para ensinar: o reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos
www.fcc.org.br

O desafio docente para ensinar: o reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos

A diversidade desafia professores em sala; sucesso pedagógico requer enfrentar problemas com alunos de formas diferentes de aprender.

Autor- Martin Kuhn. Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Chapecó (SC), Brasil; martk@outlook.com.br,Em Pauta -10/01/2025 13:28:25

Data de publicação original:03/08/2023

Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. 

Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas eles, por terem conseguido prender a atenção dos “lerdos” como nós (e de outros, provavelmente). O olhar para o fenômeno pedagógico do ensinar/aprender/não aprender é o desafio que todo professor enfrenta em sala de aula. 

Nesse sentido, a pergunta didático-pedagógica que guia a reflexão é a seguinte: como esses professores conseguiram isso? Levando a sério a experiência de alunos “lerdos”, como se posicionar em relação à problemática pedagógica? Que tipo de linguagem seria o mais adequado? Que estilo de docência? 

A partir da problemática anunciada, a reflexão contribui para compreender a complexidade dos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares.Concluímos que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos individuais  de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das dificuldades peculiares  do processo educativo. 

Reconhecer que há alunos com dificuldades, com ritmos particulares de aprendizagens, parece não ser o maior dos problemas com o qual se debatem os educadores, mas a ausência completa de qualquer expectativa por parte dos estudantes diante da escola e da vida. Isso, sim, torna a docência inoperante. O que fazer diante desse cenário?

Referências


Arenhart, L. O., & Kuhn, M. (2023). Eu, nós e os outros: Desafios docentes para ensinar. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e09601.https://doi.org/10.1590/198053149601Castro, J. E. (2017). O professor e suas aporias. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação19(2), 287-299. https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19034

Leia o artigo em:


https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9601

Saiba mais:


Revista Cadernos de PesquisaMestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Universidade Federal da Fronteira Sul Programa de Pós-Graduação em Educação - Unochapecó

Os argumentos presentes nestepost são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

Voltar