CIERS-ed: educação e representações sociais além de fronteiras
Com mais de 100 pesquisadores ao redor do mundo, o CIERS-ed dedica-se a investigar as relações entre educação e representações cotidianas
Autor- Luanne Caires,Em Pauta -18/07/2024 18:48:48
O desenvolvimento de uma pesquisa não é um processo que se percorre sozinho. O diálogo com teorias distintas, com outros pesquisadores e com os participantes que integram a coleta de dados é essencial. Quanto maior a diversidade de olhares, mais rica se torna a análise sobre o assunto. No campo das representações sociais, a Fundação Carlos Chagas (FCC) sedia uma iniciativa que promove essa riqueza e aproxima mais de cem pesquisadores e 40 grupos de pesquisa ao redor do mundo. Trata-se doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividades - Educação (CIERS-ed), que busca investigar as relações entre educação e as representações sociais — que guiam nossa maneira de definir, interpretar e nos relacionar com a realidade cotidiana. O CIERS-ed foi criado em 2006 e possui um perfil congregador desde sua origem, segundoAdelina Novaes, pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e atual coordenadora do centro. A ideia nasceu de uma proposta de Serge Moscovici, idealizador da Teoria das Representações Sociais, de montar centros de pesquisa sobre o tema em diferentes países. A semente para colocar a ideia em prática foi o aporte financeiro derivado do Prêmio Balzan, recebido por Moscovici em 2003 em reconhecimento às suas contribuições para a Psicologia Social. A escolha da Fundação Carlos Chagas como sede do centro está relacionada ao papel fundamental deClarilza Prado de Sousa, que já se dedicava ao estudo das representações sociais no Brasil.Àépoca, ela era pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da instituição e coordenava, em âmbito nacional, o projetoImaginário e representações sociais de jovens universitários sobre o Brasil e a escola. A pesquisa fazia parte do projetoImaginários Latino-Americanos, coordenado pelas pesquisadoras Angela Arruda (Brasil), Mireya Lozada e Maria Auxiliadora Banchis (Venezuela) e Martha de Alba (México), com financiamento daFondation Maison des Sciences de l`Homme(FMSH, França). A importância do DPE para a análise e o desenvolvimento da educação brasileira e de políticas públicas na área foi outro fator que impulsionou a escolha da Fundação Carlos Chagas para sediar a iniciativa. “À época, a professoraBernadete Gatti, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, e o Dr.Rubens Murillo Marques, que hoje é Presidente de Honra da instituição mas, na ocasião, era seu Diretor-Presidente, também destinaram um conjunto de recursos da própria Fundação para garantir apoio de infraestrutura, salas de trabalho e assistência administrativa. E, então, constituiu-se o CIERS-ed”, contaLúcia Villas Bôas, atual Diretora-Vice-Presidente Operacional da FCC e coordenadora do CIERS-ed no período de 2012 a 2018.As pesquisadoras do DPE,Angela Maria MartinseElba Barretto, atual membra do Conselho Curador da instituição, também agregaram discussões ligadas, respectivamente, a políticas e ao currículo. Ao longo de todo o processo, além do apoio do próprio Serge Moscovici, a presença constante e inspiradora deDenise Jodelet, professora emérita daÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales(França) e uma das principais difusoras da Teoria das Representações Sociais no mundo, foi uma parceria indispensável. Assim, nascia um Centro comprometido não só com a realização de estudos, mas com a formação na perspectiva das Representações Sociais, organizando uma rede de pesquisadores que tivessem aderência direta à teoria ou interesse em dialogar com ela, mesmo que partindo de outras áreas, com foco no contexto educacional. Para Lúcia, a diversidade de olhares que acompanha o desenvolvimento do grupo possibilitou trocas muito ricas também no âmbito pessoal: “Foi uma experiência que permitiu que nos aproximássemos desses pesquisadores, e eles entre si, e construíssemos ali uma amizade para além da atividade acadêmica e científica, o que tem muito a ver com a personalidade e com a forma de trabalhar de sua principal idealizadora, Clarilza Prado de Sousa”. Saiba mais:Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividades - Educação (CIERS-ed)Desde 2006, realiza investigações científicas na área de educação por meio do estudo da teoria das representações sociais, articulada a outros referenciais teóricos e metodológicos, para analisar e refletir sobre processos educacionais e suas consequências na sociedade.