Diagnóstico do clima educacional e a relação com o ensino remoto na perspectiva de estudantes e seus pais/responsáveis
Descrição
O presente estudo integra o projeto temático “Educação escolar em tempos de pandemia”, coordenado pelo DPE. No contexto do distanciamento social, a escola como instituição formal de educação ganha nova configuração na vida cotidiana, ao ser transferida para o ambiente doméstico e, mais recentemente, se tornado ensino híbrido para alguns. Nesse sentido, objetiva-se com este projeto investigar como professores, alunos e seus familiares têm percebido e experienciado o clima educacional, na perspectiva da educação remota e do ensino híbrido. Pretende-se contribuir para uma reflexão acerca dos efeitos desses contextos nos processos de aprendizagem, subsidiar o debate público e contribuir para os planejamentos de ações articuladas, voltadas à parceria escola-família, por uma educação de qualidade e também como contribuição para um diagnóstico de contexto, com o propósito de identificar previamente situações que possam interferir nos processos de interação e de aprendizagem.
Sobre
Coordenação: Adriano Moro
Pesquisadora: Marina Muniz Rossa Nunes (até abril de 2022)
Estatísticas: Raquel Valle e Lílian Nati
Bolsista:
Assistente de pesquisa: Ana Cecília Maciel
Financiamento: FCC e Fundação Itaú para Educação e Cultura
Apoio: Unesco-Brasília
Vigência:2020-2023