1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Enade das licenciaturas: pesquisadora da Fundação Carlos Chagas comenta reformulação da avaliação
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Enade das licenciaturas: pesquisadora da Fundação Carlos Chagas comenta reformulação da avaliação

 

Imagem com fundo texturizado em cinza com barra inferior com elementos remetentes às ciências exatas, biológicas e humanas, como esquadros, lupas, cadernos, globos terrestres e canetas. Sob a imagem, o texto “Enade das licenciaturas: nova proposta de avaliação”. Os perfis da Fundação Carlos Chagas nas redes sociais são indicados na borda da imagem.

|24/07/24

Mudança no exame prevê avaliação prática e pode promover melhorias na qualidade dos cursos de formação inicial docente no país

Por Jade Castilho

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas) específico para avaliar cursos de formação de novos docentes. 

A decisão, publicada no Diário Oficial da União em 1 de julho de 2024, estabelece uma reformulação da avaliação para esses cursos já para a edição deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame terá maior foco na análise das competências dos docentes do que nos conteúdos e disciplinas de cada curso. 

Gabriela Moriconi, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), esclarece que a diferença é que, até então, as provas para o bacharelado e licenciatura de cada área eram elaboradas de forma conjunta e compartilhavam a maior parte dos itens.

“Com a criação do Enade das licenciaturas, o INEP reconheceu que as licenciaturas precisam de uma avaliação específica, com matrizes e provas que estejam de fato voltadas para avaliar a capacidade dos cursos de formar futuros professores. Além disso, até então todas as provas do Enade são escritas, compostas por questões abertas e fechadas. No Enade das licenciaturas está prevista uma avaliação prática, a ser realizada durante o estágio supervisionado obrigatório”, comenta a pesquisadora.

Em paralelo à criação do Enade das Licenciaturas, o MEC homologou as novas diretrizes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação inicial docente, propostas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que determinam que os cursos de educação à distância devem ter, ao menos, 50% da carga horária presencial. 

“Eu diria que são duas iniciativas que, embora não resolvam o problema da qualidade dos cursos de formação inicial docente no país, são esforços importantes para começar a redirecionar o perfil dos cursos e dos licenciandos que estão sendo formados por esses cursos”, afirma Gabriela sobre a relação do novo exame de avaliação educacional com o debate sobre o ensino à distância em cursos de Licenciatura. 

O Enade das Licenciaturas será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento de formação de professores, entre ciências humanas, ciências sociais aplicadas, artes e ciências exatas. Para a pesquisadora, o objetivo final das medidas é que os estudantes que concluem os cursos de licenciatura no Brasil saiam com a formação adequada para ingressar na carreira docente.

“Ao adicionar uma avaliação prática baseada no estágio supervisionado obrigatório, e definindo uma série de condições para que ela ocorra, está sendo dada outra sinalização de que a formação prática é tão importante quanto a teórica e que, portanto, as instituições de ensino superior e as escolas precisarão trabalhar em conjunto para que ambas ocorram de forma articulada para promover boas experiências de aprendizagem profissional para cada licenciando”, completa Gabriela.