Ganhos de Homens, Ganhos de Mulheres

Baixar planilha 1
Baixar planilha 2
Baixar planilha 3
Baixar planilha 4

O nível de ganhos dos brasileiros é reconhecidamente baixo e as mulheres brasileiras - como as mulheres de todo o mundo - ganham ainda menos do que os homens.

Revista - Trabajo:
Revista de La Oit

Nº 6, Dezembro de 1993
Fotógrafo: Jaccques Maillard
(com efeito aplicado sobre a foto)

A evolução da distribuição de renda de todos os brasileiros revela uma tendência de diminuição paulatina do contingente de trabalhadores com menores ganhos, entre 1976 e 1998. Assim, se em 1976 56% dos homens e 68% das mulheres ganhavam até 2 salários-mínimos (SM), chega-se a 1998 com 39% deles e 47% delas nesse mesmo patamar . O ano de 2002, contudo, apresentou uma inflexão nessa tendência: a proporção dos que ganhavam até 2 SM volta a subir, chegando a 51% entre os homens e 58% entre as mulheres, refletindo a queda dos rendimentos advindos do trabalho na população brasileira ocupada. Essa tendência se acentua em 2007, quando 56% dos trabalhadores e 63% das trabalhadoras ganhavam até 2 SM (TABELA 1).

A desigualdade dos rendimentos femininos frente aos masculinos é um traço persistente , seja qual for o ângulo sob o qual se analise a questão. Senão vejamos:

Livro - Women & Work: Photographs and Personal Writings
Maureen R. Michelson & Michael R. Dressler
NewSage Press